terça-feira, 29 de novembro de 2011

O MELHOR DA CULINÁRIA - PATO NO TUCUPÍ

O mais famoso dos pratos paraenses é o pato no tucupi. A ave, um dos primeiros animais domesticados pelos índios, é presença certa na ceia servida de domingo durante o Círio de Nazaré. A receita, além do pato e do tucupi, tem também em seus ingredientes folhas de uma planta rasteira chamada jambu que, quando mastigadas, causam tremor e uma leve dormência nos lábios. Para aromatizar o prato, pede-se ainda algumas gotas de pimenta-de-cheiro.
Para preparar o pato no tucupi, a ave deve ser assada, cortada em pedaços, e fervida no tucupi temperado com alho, chicória e alfavaca até alcançar uma textura macia. Antes de servi-lo, folhas de jambu pré-cozidas, de preferência no vapor, são acrescentadas à panela. O acompanhamento para a receita varia entre um arroz branco e um pirão feito com tucupi e farinha de mandioca.

O tucupi

O tucupi é o sumo extraído da mandioca depois de ralada e prensada. O líquido de cor amarelada é venenoso quando cru. Para eliminá-lo, é preciso que o tucupi seja fervido por horas a fio. Um bom tucupi é avaliado pelo aroma dos temperos nele acrescidos. Se alguns preferem temperá-lo apenas com alfavaca, chicória e pimenta-de-cheiro, outros também juntam alho. Sua qualidade é incrementada quando fervido várias vezes, durante as quais são retirados os sedimentos e impurezas. Outro ponto a ser avaliado é o teor de acidez, que varia entre um tucupi e outro.
(Texto de: www.brasilsabor.com.br)

Como Fazer:

Ingredientes:
1 pato de 3 kg
2 litros de tucupi
3 maços de jambu
6 folhinhas de chicória
2 folhas de alfavaca
1 colher (sobremesa) de sal
3 dentes de alho fatiados

Preparo
Em uma panela pequena, com água até um pouco mais da metade, cozinhe o pato junto com um tomate e uma cebola picados, coloral, um dente de alho, algumas folhas de alfavaca e chicória e uma pitada de sal. Com um garfo vá testando até que a carne esteja macia. Em panela semitampada, leva o pato, e depois retire e leve ao forno para assar em fogo alto. Depois de assado, corte-o ao meio e nas juntas. Reserve.
Em outra panela ferva o tucupi, as folhinhas de chicória e as de alfavaca, os dentes de alho e o sal. Em seguida junte o pato e os maços de jambu e deixe ferver por mais 10 minutos.
Modo de servir:
Sirva com arroz branco e farinha d'água. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário